terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Defesa Civil de Nova Iguaçu - RJ lança Plano Verão



Nova Iguaçu lança Plano Verão


O calor excessivo durante a primavera e o verão provoca maior incidência de temporais no estado. Neste sentido, a Prefeitura de Nova Iguaçu, através do Departamento da Defesa Civil que é ligado a Secretaria Municipal de Saúde, está executando o Plano Verão 2010/2011. A iniciativa integra todas as secretarias municipais, vários órgãos públicos estaduais e federais, além de organizações não governamentais e outras entidades. A operaçãocomeçou no último dia 20 e segue até o dia 31 de março do ano que vem.

O plano tem o objetivo de garantir um conjunto de ações preventivas e de contingências, para enfrentar as fortes chuvas e suas conseqüências, assim como prestar os primeiros socorros às possíveis vítimas de alagamentos e enchentes no município. De acordo com o coordenador da Defesa Civil Municipal, Coronel Acácio Sperândio Perez, a operação será realizada em quatro níveis de ação. “Vamos trabalhar com os estados de observação, atenção, alerta e alerta máximo”, explicou. No primeiro estado ocorre o acompanhamento dos índices pluviométricos e no segundo a vistoria de campo nas áreas anteriormente identificadas. O terceiro estado prevê a remoção preventiva da população das áreas de risco iminente indicadas pelas vistorias, enquanto o quarto atua na remoção de toda a população que habita em áreas de risco.

Segundo o coordenador da Defesa Civil, as ações serão executadas em parceria com as seguintes secretarias e órgãos: Empresa Municipal de Limpeza Urbana (Emlurb), Companhia de Desenvolvimento de Nova Iguaçu (Codeni), Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Militar, Cruz Vermelha, Cedae, Light, além de ONGs, e outras entidades. “O Plano Verão prevê um esforço conjunto, no qual todas as secretarias municipais e instituições envolvidas estão com suas atribuições previamente divididas e definidas”, declarou o Coronel Acácio.

O monitoramento do Plano Verão é realizado durante plantão permanente de 24 horas. A população pode acionar a Defesa Civil municipal pelo telefone 199 e 2668-3537. Este último número também está disponível para informações, esclarecimentos, sugestões e críticas, assim como o e-mail defesacivil199@gmail.com .

Confira as dicas da Defesa Civil do município para o período de chuvas:

Dirigir

As recomendações básicas, independente de chuva fina ou uma pancada, são: diminuir a velocidade, acender o farol, ligar o limpador de pára-brisa, o desembaçador e manter a distância de pelo menos dois carros em relação ao automóvel da frente. Não esqueça: os limpadores de pára-brisa precisam estar em bom estado.

Raios

- Entre dentro de um carro com capota de metal e permaneça dentro. Os pneus do carro funcionam como isolante;

- Evite o topo de uma montanha;

- Evite lugares descampados. Os raios normalmente "procuram" pontos mais altos e nestes lugares sua cabeça pode ser o alvo;

- Não use eletrodomésticos como ferros de passar roupas, tostadeiras ou batedeiras, porque o raio pode seguir o fio. Fique longe da TV;

- Evite abrigos isolados . Abrigue-se em uma casa ou edificação;

- Não se coloque em posição mais elevada que os outros objetos a sua volta;

- Evite árvores isoladas. Árvores e postes são altos e tem pontas, o que acaba atraindo raios;

Residência

- Ao primeiro sinal de chuva forte deixe móveis e eletrodomésticos fora do alcance da água;

- Desligue equipamentos elétricos e eletrônicos, feche o registro do gás e da água;

- Guarde os produtos de limpeza e alimentos fora do alcance das águas e não os utilize caso tenham sido atingidos;

- Mantenha um membro da família atento e vigilante ao nível de subida das águas, mesmo à noite;

- Tenha sempre lanternas e pilhas em condições de uso. Não use velas, lamparinas a álcool ou similares;

- Se houver muita infiltração na casa e acontecer rachaduras nas paredes ou se você escutar algum barulho estranho abandone sua residência;

- Desligue o disjuntor caso a água atinja níveis que possam alcançar as tomadas elétricas;

Serviço

Departamento de Defesa Civil

Rua Itacuruçá,137 – Centro

Emergência: 199 – Tel. 26683537

E-mail: defesacivil199@gmail.com
















Nenhum comentário:

Postar um comentário