terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Audiência pública discutiu a preparação da cidade para as chuvas de verão

Com o objetivo de minimizar os transtornos causados pelas fortes chuvas e também de prevenir as situações de risco para a vida das populações mais vulneráveis, a Câmara Municipal de Nova Iguaçu, por solicitação do vereador Ferreirinha, realizou a audiência pública “Preparando Nova Iguaçu para as chuvas de verão”, no dia 8 de dezembro de 2010, no plenário da Casa, Rua Tertuliano de Melo, 38, Centro.

“Precisamos reunir de forma organizada e planejada os programas, projetos e demais políticas públicas do município e do Estado para que os poderes públicos possam agir com mais eficiência. Precisamos estar preparados para agir antes do dano ocorrer, buscando evitá-lo, mas também agir na proteção da vida das pessoas, caso seja necessário”, salientou Ferreirinha. O vereador lembrou, ainda, que todos os anos, nos meses de verão, a região metropolitana do Rio de Janeiro recebe um volume de chuvas muito acima da média dos demais meses, provocando inundações de ruas, residências e lojas, além de deslizamento de encostas e desmoronamento de prédios. Além disso, nesse período aumentam as incidências de doenças transmitidas por insetos e ratos, como a dengue e a leptospirose.

Estiveram presentes a audiência o cel. Acácio Perez, Coordenador da Defesa Civil de Nova Iguaçu; Elaine, representando o secretário municipal de Assistência Social e de Prevenção à Violência; Josemar Freire, secretário de Saúde de Nova Iguaçu; Cláudio Gomes de Barros, coordenador do Controle de Vigilância Ambiental de Nova Iguaçu; representante do 4º Grupamento de Bombeiros de Nova Iguaçu; Pedro Marco Cruz Machado, sub-secretário estadual de Defesa Civil; Luiz Firmino Martins Pereira, presidente do Instituto Estadual do Ambiente – INEA; Dulcimere Serra, presidente da Federação de Associações de Moradores de Nova Iguaçu – MAB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário